FORMAÇÃO POLITICA

O mandato do vereador Beto Cangussu criou um espaço democrático de debates políticos, visando a formação política dos atores sociais, por meio da publicação e sugestão de filmes, vídeos, artigos , textos, debates que possibilite a quem acessar, conteúdos que auxilie na formação de uma consciência crítica sobre os processos políticos nacionais e internacionais que levem à superação dos valores capitalistas enraizados culturalmente na formação do povo brasileiro, em busca de um outro mundo possível e necessário.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CONSCIÊNCIA NEGRA

                                                     
                                                                                                   

No mês da Consciência Negra, nada melhor do que revisitar aspectos que marcaram a Escravidão, para que possamos refletir e conscientizar a população para acabar com os preconceitos  que sempre voltam a infelicitar a nação brasileira.

Assista os filmes leia os textos


Brasil: Uma História Inconveniente

Além das comemorações que estão acompanhando o "Brasil 500 anos", esse momento deve ser também, uma oportunidade de reflexão histórica, principalmente por parte de setores que nesses 5 séculos se fortaleceram, em detrimento da maioria da população, ontem indígena, negra-escrava e hoje representada por uma imensa camada de miseráveis e excluídos da "democracia" e do "Estado de Direito".



Queimada!/Burn!(1969):Marlon Brando e Gillo Pontecorvo




Leituras do Brasil: Casa Grande e Senzala

A formação da família brasileira, nascida da sociedade patriarcal e escravocrata dos engenhos. O encontro das três raças: o branco, o índio e o negro.



Leituras do Brasil: Casa Grande e Senzala

O documentário procura enfatizar as influências do encontro das três raças: Colonizador (branco), o índio e o negro, destacando principalmente a herança cultural da cada uma delas presente nos dias atuais.

TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO

O BRASIL E A AFRICA NEGRA Texto de José Luis Fiori -  Carta Capital

O TRAFICO NEGREIRO  Texto de  Luiz Felipe de Alencastro

UMA LEI PARA INGLÊS VER  Texto de Argemiro Eloy Gurgel - A TRAJETÓRIA DA LEI DE 7 DE NOVEMBRO DE 1831






Nenhum comentário:

Postar um comentário